Os Heróis mais Poderosos da Terra

Os Heróis mais Poderosos da Terra

No mundo dos quadrinhos é comum (por vezes até demais) vermos ideias, boas ou não, serem recicladas infinitamente. Mortes, ressurreições, clones, substituições, vilões se regenerando, tudo isso foi mostrado inúmeras vezes nas grandes editoras Marvel e DC.

VingadoresE o motivo é bem simples, no geral, o público gosta destas coisas. Como as vendas vão bem nestas ocasições, é claro que as editoras continuam a repetir os mesmos eventos. Sem querer discutir a validade ou não disso, vamos falar sobre uma tradição antiga dos quadrinhos.

Hoje em dia sagas surgem uma logo depois da outra, reunindo dezenas de personagens. Mas, antigamente, só existia um meio de reunir vários personagens. E este meio eram as superquipes. Era uma maneira de mostrar os principais heróis de uma editora em uma única história frequentemente. Claro, existem muitas equipes com personagens criados para elas, mesmo que depois conquistem seu espaço sozinhos. X-Men[bb], Quarteto Fantástico[bb] e outras são prova disso.

Liga da JustiçaMas, desde os dias do surgimento da Sociedade da Justiça, pouco a pouco foi se tornando comum ver os heróis mais famosos ou mais rentáveis da Marvel e da DC em equipes. Na Marvel, o exemplo disso são os Vingadores, e na DC é a Liga da Justiça[bb]. Ambas as equipes não só reunem os rostos mais conhecidos das editoras, junto de outros personagens menos populares, como são a principal linha de defesa da Terra contra todo o tipo de ameaça.

Tudo bem, Marvel e DC têm essas equipes. Mas e as outras editoras? Bem, algumas tentaram, como a Malibu, que teve a Ultraforça. Mas a verdade é que nunca nenhuma outra editora teve uma equipe composta por seus maiores personagens fazendo sucesso. Os motivos são muitos, mas na maioria das vezes a coisa é bem simples: boa parte destas editoras menores não possuem personagens famosos o bastante para criar uma equipe neste moldes.

Invencível nos Guardiões GlobaisJá na Image Comics, o problema sempre foi outro. Por lá, os criadores detinham os direitos de seus personagens, portanto fica muito dificil reunir numa equipe fixa heróis criados por diversas pessoas.
Spawn nos Guardiões GlobaisAnalisando com cuidado, veremos que com o passar dos anos os heróis da Image cada vez se isolaram mais de seus companheiros. No entanto, dois nomes da editora sempre tentaram reunir os personagens: Erik Larsen e Robert Kirkman (e não falo isso porque suas criações são publicadas no Brasil pela HQM Editora). Ambos sempre encheram suas revistas de participações de outros heróis. Depois que Kirkman se tornou sócio da Image, isso só aumentou, até que foi anunciado o projeto Image United, reunindo os principais heróis da editora, algo que não aconteceia há muitos anos.

Após a saga, conforme já noticiado no HQM, terá início uma revista dos Guardiões Globais, sem maiores detalhes revelados até o momento, apenas dois de seus integrantes: Invencível e Spawn. Ironicamente, os Guardiões surgiram nas páginas de Invencível justamente como uma homenagem à Liga da Justiça. Ao que parece enfim a Image terá sua grande equipe. A editora vem divulgando os membros um a cada dia, então acompanhe o HQM e o site do DINAMO HQ para saber quem serão os próximos.

Leonardo Vicente (redator dos sites HQManiacs e FalaAnimal)
ReproduzirReproduzir

Deixe um comentário

comments