O que Aconteceu ao Homem mais Rápido do Mundo? [review]

O que Aconteceu ao Homem mais Rápido do Mundo? [review]

Mesmo antes de seu lançamento na Inglaterra, O que Aconteceu ao Homem Mais Rápido do Mundo? chamou atenção mundialmente graças a resenhas em diversos sites de quadrinhos, que receberam cópias antecipadamente, numa estratégia simples e certeira de Dave West, o criador da trama.

Simplicidade é a ordem da casa neste título que se sobressai justamente por esse motivo. Fãs de quadrinhos estão mais do que acostumados com os super-heróis, e quase sempre esperam grandes viagens científicas quando lêem material de roteiristas ingleses, mas West segue seu próprio caminho, criando Bobby Doyle, um protagonista que não é um super-herói, mas que mesmo assim dá uma grande lição de heroísmo.

Doyle tem o poder de parar o tempo. E é apenas isso. Ao fazer as coisas com o tempo parado, passa a impressão de que se move velozmente, daí o título da revista. Quando se depara com o desafio (ou seria a responsabilidade?) de salvar milhares de pessoas, Doyle sequer pensa duas vezes, parando o tempo e partindo para o árduo trabalho.

E é com essa simples história, de um homem salvando seus conterrâneos sem que eles ao menos percebam, que West conquistou elogios mais do que merecidos no mundo todo, sem precisar de exageros, ação ou mesmo de um grande embate com um vilão. Pegando a rota contrária, o roteirista ousou apenas narrar uma história de verdadeiro sacrifício, sendo inteligente nos pequenos detalhes, explorando bem o funcionamento e as limitações do poder  de Doyle.

A artista Marleen Lowe, por outro lado, não chama tanta atenção. Mesmo competente, não tem nada que se destaque em seu traço. Não atrapalha a leitura, mas também não eleva a experiência. Justamente as partes que mais se destacam na arte, a capa e contracapa reproduzindo páginas de jornais, foram desenvolvidas por Andy Bloor, ainda que utilizando a arte de Lowe.

Essa versão nacional, além de pin-ups e uma introdução exclusiva, conta ainda com um pequeno prelúdio chamado O Minuto Mais Longo, uma história que mostra Doyle em sua infância, já aprendendo a lidar com seu poder, e as vantagens e dificuldades que ele traz.

Tocante e bem conduzido, O que Aconteceu ao Homem Mais Rápido do Mundo? é uma rara exceção no mercado de quadrinhos mundial, sendo uma das poucas vezes em que vemos um criador praticamente desconhecido receber a atenção merecida sem precisar de uma adaptação para os cinemas ou trabalhar em uma grande editora.

Ironicamente, dada a temática da trama, o único defeito real da edição é que ela acaba rápido demais!

O que Aconteceu ao Homem mais Rápido do Mundo?
Roteiro: Dave West
Arte: Marleen Lowe
Gal Editora – 64 paginas – R$ 22,00
Por:  Leonardo Vicente Di Sessa

Deixe um comentário

comments