Novidades sobre JACK KIRBY vs MARVEL COMICS

Novidades sobre JACK KIRBY vs MARVEL COMICS

Mais um capitulo da saga que os herdeiros do falecido artista Jack Kirby contra a Marvel Comics.

Em 22 de Novembro, semana passada, a Corte Distrital do Sul de Nova York, decretou que autoriza a continuidade do processo dos herdeiros de Kirby, processo este que tem como objetivo o fim da cessão de direitos existente dos personagens os quais o artista criou sozinho ou em parceria (como os X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Hulk, Nick Fury, Thor, Vingadores, e Homem-Formiga), a maioria deles entre 1958 e 1963. Ou seja, praticamente a base fundamental do que conhecemos como a Marvel Comics, que por anos, na visão dos leigos, é creditada somente ao roteirista Stan Lee.

Ainda sobre o processo, a Corte Distrital considerou prematura a requisitada divisão dos lucros na exporação da imagem e marcas dos personagens (os chamados royalties de Mershandiesing, em licenciamentos dos personagens em produtos diversos).

Os herdeiros de Jack Kirby também reinvindicaram na justiça as milhares de artes originais de capas e paginas de hisórias que o artista fez para a Marvel, os quais nunca foram devolvidos ao mesmo. Porém, esta reclamação expirou, conforme uma das cláusula do estatuto de limitações. Porém tal fato relatado pela família do artista ganhou importância, depois da editora Marvel mesmo ter declarado, em Agosto deste ano, ainda possuir artes originais de Jack Kirby em seu acervo (cerca de 60 a 70 artes, algo muito pouco comparado com o volume de material produzido pelo artista para a editora). A mesma afirmou que boa parte das artes de Kirby haviam sido misteriosamente perdidas em acidentes como alagamentos e incêndios (vai entender… uma bela duma desculpa furada, isso sim), informações estas que estarreceram a Corte de NY que cuida do caso.

Junto as novidades a que causa mais espanto é que a corte negou à Marvel a tentativa de retirar do processo as empresas Walt Disney CompanyMarvel Entertainment, sendo agora a Disney a detentora do acervo de personagens da “Casa das Idéias”, os herdeiros de Kirby agora estão peitando o poderoso conglomerado Disney.

E resumindo, o principal item do processo, a tentativa de encerramento da cessão de direitos do uso dos personagens, foi validado pelos juízes e o assunto deverá continuar na justiça.

Com o desenho dos Vingadores estreiando, os vindouros filmes de Thor, Capitão America, Os Vingadores, Homem-Aranha, X-Men Fisrt Class entre diversos outros licenciamentos ligados ou não a estas produções, certamente os próximos capítulos desta saga serão impressionantes!

Leia o artigo do jornalista e parceiro do Dinamo Studio, ROBERTO GUEDES, sobre a obra de JACK KIRBY.

Deixe um comentário

comments