Uma bolinha comilona com mais de 30 anos.

Dia 22 de maio, um dos personagens mais populares da história dos videogames ganha mais um ano de existência. Pac-Man, também chamado de “come-come”, completa 32 anos desde o lançamento de seu primeiro jogo, em 1980.

Um jantar que mudou toda uma história

A criação de Pac-Man foi algo que podemos chamar de “inusitado”. Aquelas coisas que marcam para sempre a vida das pessoas, e que teve origem na simplicidade do dia a dia. Ele nem mesmo foi criado com este nome.


Em 1980, durante o auge do jogo Space Invaders nos fliperamas, a empresa japonesa Namco lançou Pakkuman, um jogo de labirinto cujo personagem foi criado por Tohru Iwatani, designer de jogos da companhia. Durante um jantar entre amigos, havia na mesa uma pizza com uma fatia faltando.

O designer queria criar um novo jogo de videogame diferente dos jogos tradicionais de tiro nos fliperamas, que já eram um grande sucesso. Também queria que o jogo fosse parecido com um desenho animado. Quando Iwatani viu a pizza com a boca aberta, a ideia do personagem veio em sua mente. Inspirado também em um personagem popular do Japão, chamado Paku e famoso por comer muitas coisas, um conceito foi criado e a ele foi dado o nome de Puck-Man.

Tal conceito fazia os jogadores controlarem Puckman, e o objetivo era comer todos os pontos espalhados em um labirinto, enquanto também evitava ser devorado por fantasmas, chamados Blinky, Pinky, Inky e Clyde. Um trunfo para Puckman eram as pastilhas maiores que davam o poder de devorar os fantasmas durante um certo tempo.

Houve um pequeno problema com o nome original do personagem comilão quando foi lançado nos Estados Unidos. Os jogadores raspavam a letra “P” para transformá-la em “F” e assim fazer um trocadilho com uma palavra obscena. Assim, o nome foi alterado para Pac-Man, e vive até hoje.

Pac-Man e sua popularidade

Pac-Man foi o primeiro personagem de um jogo de videogame a ganhar tanta notoriedade e produtos licenciados, que vendem até hoje. De canecas, cobertores, adesivos, chaveiros, roupas em geral e os próprios jogos da franquia, Pac-Man tem o seu lugar registrado na história dos videogames.

Fonte: TechTudo

Comentários