Chargista Sandro Zambi ilustra as imagens de Decore este Diário

Chargista Sandro Zambi ilustra as imagens de Decore este Diário

O cartunista Sandro Zamboni (Sandro Zambi) é o artista por trás das cômicas imagens de Decore Este Diário – o novo lançamento da Avec Editora que promete ter atividades lúdicas e interativas para as meninas de 8 a 80 anos de idade.

Decore_capa Desenvolvendo um estilo

Zambi conta que sua arte adaptou-se tranquilamente ao exigido pelo novo trabalho, porque desde pequeno ele treinava a versatilidade de seu traço.

“Por ser público feminino infantil, pesquisei por desenhos feitos por meninas. Então, artes mais claras e objetivas em vetor foram a melhor técnica. Foi um pouco cansativo, pela quantidade de artes e por muitas editorações ao longo do processo, mas valeu cada segundo.”, diz o desenhista.

O artista é conhecido pela tirinha “As Aventuras de Sir. Holland, o Bravo”, publicada originalmente na revista de RPG Dragon Slayer e recentemente republicada em encadernado pela Jambô Editora. Zambi revela como desenvolveu seu trabalho para que possa ser cômico a primeira vista:

“Numa charge ou cartum, você tem apenas um único quadro para que o leitor entenda todo o contexto em que se formou essa história. É aí que o autor precisa de duas coisas: habilidade narrativa e arte. O desafio é que o leitor tenha a vivência e compreensão necessárias para assimilar a informação e ‘construir’ em sua mente as informações pregressas àquele quadro. Com a ilustração, isso não é uma regra, pois ela varia com o objetivo da arte em si.”

Começo de carreira

02-12-2014-11-12-04-cavaAlém do trabalho com o valente cavaleiro, o desenhista começou a trabalhar em 1991 em um jornal em Caxias do Sul. Em seu estúdio também trabalhavam o ilustrador Samuel Casal (responsável pela adaptação do filme “A Reencarnação do Demônio” de Zé do Caixão) e o chargista Iotti, criador do personagem Radicci da tira de humor gaúcho.

Zambi afirma também que foi essa equipe quem lhe apresentou quadrinhos como os Piratas do Tietê, Chiclete com Banana e Geraldão, entre outras publicações importadas como a Heavy Metal. Além dessas influências, Sandro diz se inspirar nos trabalhos de Laerte, Bill Watterson, Dik Browne, Moebius, Sérgio Aragonés, Kevin McGuire, Maurício de Souza e Disney.

clip_image004[2]Decore este Diário é repleto de atividades e pode ser preenchido por meninas de 8 a 80 anos de idade… Ao preenchê-lo, poderão brincar de artistas, escritoras e recordar as coisas que mais amam. Ao final terão um verdadeiro livro de recordações. Todas as tarefas são feitas em página dupla.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre esse artista de quadrinhos que emprestou sua arte para dar forma física a esse Diário, não deixe de comprar o seu exemplar no site da Avec Store.

 

Ficha Básica:

Decore este Diário

Autora: Sandra Fayet; Ilustrador: Zambi; ISBN: 978-85-67901-23-7; Editora: AVEC Editora; Formato14 × 21 cm; Tipo de capa: Supremo Cartão 250g; Papel: Pólen Bold 90g; Miolo: P&B, costurado; Quantidade de páginas: 192.

Editor: Artur Vecchi; Projeto gráfico e diagramação: Guilherme Smee; Revisão: Miriam Machado; Preço Sugerido: R$ 29,90

Deixe um comentário

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *