Muiraquitã e a Fúria do Anhangá [Review]

Resenha da HQ Muiraquitã de Alex Mir e Rebeca Caroline Acco publicado no Brasil pela Estronho.

Muiraquitã e a Fúria do Anhangá [Review]

Resenha da HQ Muiraquitã de Alex Mir e Rebeca Caroline Acco publicado no Brasil pela Estronho.

E aí Argonauta?

Resenha da HQ Muiraquitã de Alex Mir e Rebeca Caroline Acco publicado no Brasil pela Estronho.Você sabe o que raios é um Muiraquitã?

Antes do Cabral nos achar, haviam uma tribo formada somente por mulheres. Eram as Icamiabas e vivam isoladas do contato com qualquer homem.

Elas eram guerreiras valentes e competentes artesãs. Produziam amuletos carregados de propriedades mágicas feitas com pedras verdes especiais e entalhadas para imitar a forma de um animal.

Algumas lendas contam que um espírito ou demônio poderia ser preso em um Muiraquitã, desde que se conheça os ritos necessários.

Se essa lenda é verdade ou não, pouco sei dizer.

Mas que parece com um mito indígenas real, parece. Não é?

 

Se Não Fosse o Cabral

Alguns dias antes do ano de 1500, o indígena Bira tenta lutar contra o chamado de Tupã para ser escolhido como o novo pajé da tribo. É que o jovem gosta mesmo é de caça e faz o possível para “matar aula” de xamanismo.

E é numa dessas caçadas que Bira encontra, por acidente, um pequeno objeto que representa a forma de um cervo. Tal item era tão bonito que o guarani resolveu presentar a irmã.

Sem saber que se tratava de um dos Muiraquitã das Icamiabas.

E sim: com um demônio dentro!

Um dos mais perigosos… o Anhangá.

Resenha da HQ Muiraquitã de Alex Mir e Rebeca Caroline Acco publicado no Brasil pela Estronho.

 

O Muiraquitã da Estronho

Prepare-se para uma aventura empolgante ao lado desse guerreiro espiritual indígena, essa é a proposta da graphic novelMuiraquitã e a Fúria do Anhangá” da Estronho Editora.

Se você gosta de uma leitura rápida e bem amarrada, vai adorar esse quadrinho inspirado na mitologia tupi-guarani. Ela segue uma tradição de HQs folclóricas que já conta com obras-rimas como Iara de Silvino e a Bandeira do Elefante e da Arara de Christopher Kastenmidt.

Resenha da HQ Muiraquitã de Alex Mir e Rebeca Caroline Acco publicado no Brasil pela Estronho.

 

Quem São os Autores?

Muiraquitã e a Fúria do Anhangá” escrita pelo já calejado de roteiro folclórico Alex Mir. A narrativa é extremamente envolvente e fisga o leitor logo nas primeiras cenas. Sem enrolar muito e indo direto para a jornada do personagem Bira combatendo entidades espirituais e firmando-se como o pajé de sua tribo.

Mir já participou de outra publicações independentes de quadrinhos, tendo escrito os álbuns “O Mistério da Mula Sem Cabeça”, “Orixás – Do Orum ao Ayê” (integrante da lista do PNBE em 2013) e “A Mão e a Luva em Quadrinhos” (que integra o catálogo de Bologna  em 2014).

Você pode ver mais trabalhos dele na webcomic do Petisco, Valkíria. Mir já ganhou 3 proacs, tem 8 indicações ao HQMIX que venceu em 2010 na categoria “roteirista revelação”.

muiraquita_destaque

 

Mas o que seria de uma HQ sem a boa arte?

Rebecca (a esquerda) talento que veio para ficar?

Rebecca (a esquerda) talento que veio para ficar?

Muiraquitã foi agraciado pelo trabalho da estreante Rebeca Caroline Acco.

Essa catarinense afirma que quis ser desenhista graças as ilustrações dos livros de RPG do irmão. Seu traço simples e ágil com cenários bem detalhados. Seu trabalho com sombra em objetos também é muito bom.

Uma estreante com muito talento. Mas que ainda precisa desenvolver melhor a diferenciações entre um personagem e outro. Alguns deles são muito semelhantes.

Quero ver seus trabalhos futuros, certo Rebeca?

(Sim, algumas delas são bem confusas para os leitores).

“Muiraquitã e a Fúria do Anhangá” pode não ter os personagens com dramas mais bem desenvolvidos ou motivações mais fortes e pode até ser uma Jornada do Heróis como qualquer outra. Mas com certeza é uma boa aventura inspirada pelo NOSSO folclore embrulhada em uma arte extremamente competente.

Interessado em saber como Bira se livrou do demônio Anhangá?

Então clique aqui e compre o seu exemplar de Muiraquitã.

Você não vai se arrepender de fazer parte dessa aventura.

Nota: 8/10

Ficha Técnica:

Resenha da HQ Muiraquitã de Alex Mir e Rebeca Caroline Acco publicado no Brasil pela Estronho.Roteiro: Alex Mir; Arte: Rebeca Caroline Acco; Editor Responsável: Marcelo Amado; Ilustração de Capa: Rebeca Caroline Acco; Projeto Gráfico: Rebeca Caroline Acco e Marcelo Amado; Formato: 17x24cm; Páginas 64 preto e branco; Papel: Pólen Soft 80G; Capa: Papel Cartão 240G 4×4 sem orelhas, laminação fosca; ISBN (papel): 978-85-64590-74-8.

 

Mais Uma Dica. Para Quem Gosta de Escrever

Se você gostou desse post, conheça meu novo projeto. Vida de Escritor, a escola de escritores profissionais.

Deixe um comentário

comments