Monstro do Pântano volta ao Universo DC

Monstro do Pântano volta ao Universo DC

Segundo o site Bleeding Cool, o Monstro do Pântano[bb] ganhará em breve uma nova revista mensal. A grande novidade é que pela primeira vez em muito tempo, as aventuras do personagem voltarão a se interligar com o restante do Universo DC.

Conforme o site, a revista originalmente foi planejada para o selo Vertigo, mas Dan Didio, co-publisher da DC Comics, decidiu aproveitar a nova HQ para reinserir o Monstro do Pântano no universo normal da editora.

O Monstro do Pântano foi um dos títulos precursores do selo Vertigo, juntamente de Homem-AnimalSandman e outros. Como o selo traz histórias mais pesadas e adultas, ele foi se afastando cada vez mais dos demais quadrinhos da DC. Com o passar dos anos, seus personagens passaram a viver aventuras que não se relacionavam de qualquer modo com as dos demais heróis da editora. Isso fazia sentido em séries autorais ou passadas em seu próprio universo, como Preacher ou Fábulas, mas não fazia muito sentido no caso do Monstro ou Orquidea Negra, por exemplo, títulos que em seus primórdios tinham grande ligação com outros mais tradicionais, como Batman Superman.

Neste período de “isolamento”, alguns personagens da Vertigo até chegaram a fazer rápidas aparições nas revistas da Liga da Justiça e afins, mas tais ocasiões foram bem raras e discretas. Por outro lado, personagens como Homem-AnimalPatrulha do Destino Desafiador (que teve uma nova versão pela Vertigo) já voltaram ao universo tradicional há anos. Existiram ainda exceções como Zatanna Vingador Fantasma, que sempre transitaram livremente pelas duas linhas.

Ainda segundo o Bleeding Cool, o Monstro do Pântano será o primeiro de muitos, já que parece que a nova política da DC é mesmo retornar os personagens da Vertigo à continuidade, enfim satisfazendo a vontade de muitos leitores que nunca viram muita lógica nesta divisão.

A saga do Monstro do Pântano começa com o cientista Alec Holland tentando criar uma bio-fórmula restaurativa nos pântanos da Louisiana. Vítima de uma explosão causada por pessoas que queriam a tal fórmula, Holland falece. Mas seus restos se juntam ao pântano, criando um elemental da Terra, uma criatura formada pelo pântano, tendo forma humanóide, e portando sendo chamada de Monstro do Pântano.

Por muito tempo a própria criatura desconhece sua origem, se dando conta de que é uma nova entidade, e não Holland, muitos anos depois. Foi criado em 1972 por Len Wein Berni Wrightson, sendo uma nova versão de um personagem criado um ano antes pela mesma dupla. A fase mais famosa do personagem foi escrita por Alan Moore[bb].

O personagem teve seu primeiro filme em 1982, com direção de Wes Craven (A Hora do Pesadelo). Em 1989 foi lançada a continuação, O Retorno do Monstro do Pântano. Houve também um seriado com atores e uma série animada, lançados em 1990 e 1991, respectivamente.

Fonte: HQManiacs
ReproduzirReproduzir

Deixe um comentário

comments