Literatuna em Quadrinhos

Literatuna em Quadrinhos

Segue aqui um texto muito interessante escrito por Germano Araújo para o website HCAST, onde o destaque está para as diversas adaptações da Literatura Brasileira para a linguagem dos Quadrinhos. Confira:

Você sabia que existem adaptações de obras literárias para os quadrinhos?

Os lançamentos, porém, não são novidades do gênero. Além da coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos há também a Domínio Público, que lança as revistas sem editora, por meio de leis de incentivo.

O boom das adaptações aconteceu em 2006, quando o programa Biblioteca na Escola, que visa incentivar o hábito da leitura em estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio, do Governo Federal, incluiu histórias em quadrinhos de cunho educativo no acervo que distribui a estabelecimentos de ensino de todo o País.

O objetivo dos quadrinistas é levar ao leitor o jeito como o escritor usou as palavras, além, claro, de histórias interessantes. E, ao contrário do que muitos podem pensar, as HQs não vêm para substituir a leitura dos livros, mas para estimular o leitor a procurar novas fontes da história que acabou de ler, além de tirar o ar infantil que algumas pessoas atribuem aos quadrinhos.

Com certeza minha vida teria sido bem mais fácil se eu soubesse disso na época do meu vestibular, abaixo algumas obras adaptadas:

Texto de Geraldo Araujo para o site HCast.

Deixe um comentário

comments