FBI e Editoras de HQ dos EUA contra a Pirataria

FBI e Editoras de HQ dos EUA contra a Pirataria

Por Erico Assis (Site Omelete)

Um consórcio de grandes editoras de quadrinhos do EUA – Marvel ComicsDC ComicsDark HorseBongoArchieConan PropertiesMirage StudiosUnited Media – abriu uma ação coletiva contra o HTMLComics.com, que oferecia leitura gratuita de mais de 5 mil títulos. O FBI prendeu o administrador do site, Gregory Hart, em Tampa, Flórida, e apreendeu todos os servidores do site.

É a maior ação contra a pirataria nos quadrinhos já registrada. O site divulgava que tinha mais de 6 milhões de páginas de quadrinhos disponíveis para leitura, desde material da Era de Ouro até os lançamentos da semana. A “biblioteca” chegou a ser elogiada por Erik Larsen, um dos fundadores e sócios da Image Comics.

Segundo o Bleeding Cool, a ação pode ter começado com um processo movido pelo autor Harlan Ellison, que viu uma de suas adaptações para os quadrinhos, a minissérie Harlan Ellison’s Dream Corridor, no site. Após ter sido esnobado por Hart, Ellison é quem teria dado início ao movimento que levou à derrubada do site.

Segundo informes da prisão, Hart não era leitor de quadrinhos e nem considerava estar agindo ilegalmente. Ele é dono de uma empresa que oferece vários serviços com base na web.

ReproduzirReproduzir

Deixe um comentário

comments