DC Online supreende logistas e artistas

DC Online supreende logistas e artistas

Conforme anunciado antes, a DC Comics lançou esta semana um aplicativo para o IPad, IPhone e IPod para venda e leitura de seus quadrinhos em parceria com a comiXology.

A parceria da editora para disponibilizar seu conteúdo online não se limitou à plataforma da Apple, e estendeu-se à PlayStation Network.

Com o preço das revistas online varia de 99 centavos de dólar até 2,99 dólares, parte dos lucros da plataforma comiXology será reinvestida em benefício dos lojistas especializados (as comic shops), como medida de suporte aos mesmos, mostrando que a DC Comics está preocupada que o impacto dos lançamentos simultâneos impressos e digitais possa prejudicar as vendas das revistas junto às comic shops.

O primeiro material da editora que terá venda simultânea impressa e digital será  Justice League: Generation Lost, e surpreendendo à muitos, a DC Comics comunicou aos lojistas que os números #4 e #5 desta revista poderão ser devolvidos, pelo valor integral da compra. Tal medida supreendeu os logistas porque, diferente do mercado aqui no Brasil, as lojas de quadrinhos nos EUA compram os exemplares da publicação, e precisam revender, independente se a revista encalhará ou não. A venda consignada, onde o valor de exemplares vendidos em uma loja é dividido entre editora e logista é fato novo, e pode, segundo a DC, ajudar aos logistas no caso de alguma publicação ter baixa venda de sua versão impressa, por causa de seu lançamento digital.

Outra medida que tem dado muitos comentários são os royalties de publicação. O que a editora tem feito normalmente à anos no meio impresso, promete ser feito no meio digital. Diversos arcos e mini-séries que estão e estarão sendo comercializadas pelo meio digital terão porcentagens de venda direcionadas aos seus autores. A medida levanta, em caráter especulativo, se a Marvel Comics estaria remunerando seus artistas pelos diversos relançamentos digitais que estão sendo feitos por ela desde o lançamento do seu próprio aplicativo de vendas na AppStore.

Deixe um comentário

comments