Conclusão da novela Gaiman vs McFarlane

Conclusão da novela Gaiman vs McFarlane

 

Gaiman e McFarlane

Uma juíza federal deu parecer favorável a Neil Gaiman em mais um capítulo da longa disputa judicial entre o autor e Todd McFarlane. Segundo a juíza Barbara Crabb, os personagens Dark Ages Spawn, DominaTiffany são derivações do Spawn MedievalÂngela, ambos co-criados por Gaiman.

Os advogados de McFarlane argumentavam que Dark Ages Spawn, Domina e Tiffany foram baseados no universo de Spawn e não em criações anteriores, mas Gaiman e a juíza descordaram.

Isso significa que Gaiman tem direitos sobre os ganhos adquiridos com qualquer produto que use a imagem de Dark Ages Spawn, Domina e Tiffany. A juíza Barbara deu prazo até o dia 1º de setembro para que McFarlane pague a Gaiman sua parte dos royaltes referente a esses personagens.

Uma característica interessante da decisão da juíza foi a forma como ela explicou que McFarlane queria de fato capitalizar sobre a criação de Gaiman. Após dizer que o cavaleiro Spawn criado por McFarlane vinha do mesmo século daquele criado por Gaiman, o que quebra as regras do envio de Spawns para a Terra, a juíza escreve: “Se a defesa queria realmente diferenciar o novo Hellspawn, por que não fazê-lo um explorador português do século 16, um oficial da marinha real do século 18, um recruta idealista de Simon Bolivar do séc. 19, um companheiro de Odisseu em suas viagens, um gladiador romano, um irmão mais novo do Imperador Nakamikado ou um membro da corte da Rainha Elizabeth I? Parece ser muito mais que coincidência Dark Ages (McFarlane) Spawn ser um cavaleiro do mesmo século que Medieval (Gaiman) Spawn“.

 

Medieval Spawn e Dark Ages Spawn

 

Spawn é o personagem de maior sucesso da Image Comics, criado por Todd McFarlane. Ele era Al Simmons, soldado governamental que após sua morte vendeu sua alma ao demônio Malebólgia, para poder reencontrar sua esposa. É claro que Simmons foi trapaceado, retornando à Terra anos depois para encontrar sua esposa casada com seu melhor amigo. Em seu novo corpo, dotado de diversos poderes e uma capa viva, ele se torna Spawn, um soldado do Inferno, vivendo no fogo cruzado da disputa entre Céu e Inferno, destinado a ter um grande papel no conflito. Até pouco tempo era publicado no Brasil em revista própria pela Pixel Media. A publicação se encontra no momento paralisada, sem nenhum anúncio oficial da editora sobre o assunto.

O inglês Neil Gaiman começou a carreira como jornalista. A amizade com Alan Moore o levou a escrever quadrinhos profissionalmente. Seus primeiros trabalhos, e muitos posteriores, foram feitos em parceria com Dave McKean, amigo de longa data. Seu trabalho mais conhecido mundialmente é a série Sandman, mas o autor tem em seu currículo obras como Violent Cases,Orquídea NegraLivros da MagiaStardust. Gaiman também publicou vários romances em prosa, como Deuses AmericanosBelas MaldiçõesOs Filhos de Anansi Coraline.

Fonte: HQManiacs

Deixe um comentário

comments